Polinizando Ideias: A Cúpula de Florença

florença

Florença é uma das mais belas e mais visitadas cidades do mundo. Certamente esta importante cidade italiana não seria a mesma se em 1419, o projeto vencedor para a construção da Cúpula da Catedral de Florença, Santa Maria del Fiore, não fosse de Filippo Brunelleschi.

O incrível que até hoje, tantos séculos e tecnologia depois, esta continua sendo a maior cúpula em alvenaria já construída.

A cúpula está em perfeito estado de conservação e beleza, mas dos projetos de sua construção e montagem não restaram vestígios, assim não se sabe como ela foi feita. O que parece convergente é que Brunelleschi deve ter construído a cúpula utilizando algum sistema inédito e absolutamente inovador de pré-construção. Isto é, a cúpula foi construída em partes, no chão, e montada no alto, para iluminar a linha do horizonte de Florença por muitos séculos. Se assim foi, este foi o primeiro sistema pré-moldado do mundo. Para levar os materiais e módulo para cima ele inventou os bisavós das atuais gruas. Seu sonho fez com que arrumasse solução para todos os problemas.

Esta cúpula ilumina também o pensamento sobre quanto o cuidado genuíno com a beleza e com o esmero podem tornar a vida e a obra de uma pessoa perenes e relevantes.

Para saber mais, veja este vídeo sobre a Cúpula de Brunelleschi: bit.ly/1Q2tW8X

Foto: Marli Gavioli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s