Polinizando ideias: A boa saúde no contato com a arte

cuba.jpg

A busca pela saúde é um dos temas que mais tem interessado os seres humanos. Uma relação já ficou bastante clara há mais de um século: a saúde mental interfere na saúde física de maneira direta e indireta. Doenças aparecem no corpo quando a mente não anda bem. Felizmente, o contrário também é verdadeiro e uma mente estimulada traz benefícios diretos ao corpo.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Berkeley na Califórnia, EUA, constatou o que empiricamente muitos já consideravam como certo: entrar em contato com obras de arte faz bem à saúde. Constataram que se impressionar com um quadro, por exemplo, pode fazer tanto efeito sobre o corpo quanto uma série de exercícios na academia. É uma ação anti-inflamatória que também é conseguida pela observação da natureza.

Nosso convite hoje é que você observe e mergulhe nesta pintura que se intitula The Big Fish, do pintor Julio Larraz, nascido em Cuba em 1944, hoje residente em Washington-EUA.

Observe os azuis, os brancos e todas as cores e nuances que puder identificar. Analise os contrastes, os movimentos.

Mergulhe e observe o grande peixe, imagine suas intenções. Sinta o peso dos remos. Imagine a maravilhosa árvore que possibilitou a existência deste barco. Crie sua história para o solitário pescador. Quem é? Onde está? O que faz e o que quer da vida? Quais sensações estão registradas nesta tela? Quais emoções esta viagem por essa obra provoca em você?

Deixar-se maravilhar é cuidar da sua saúde física e mental.

A visita a um museu, a uma galeria de arte, a leitura de um livro, o contato com a música e todo o tipo de obrar de arte que lhe inspira pode fazer uma grande diferença na sua capacidade de criar. Experimente.
Para saber mais sobre a pesquisa: http://news.berkeley.edu/2015/02/02/anti-inflammatory/

Para saber mais sobre Julio Larraz: http://juliolarraz.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s