Café com a Oficina: A determinação e as araras azuis

arara.jpg

Um espetáculo da natureza é poder ver um animal em seu habitat natural e preservado. Essa é uma oportunidade cada vez mais rara, pois a humanidade, a passos largos e não planejados, avança sobre árvores, rios e tudo o mais, provocando destruição e morte nos reinos vegetal, animal e mineral.

Ao mesmo tempo (infelizmente em menor escala), uma parcela da humanidade vem se empenhando para que não se percam seres inestimáveis, devido à devastação. Um trabalho que vale conhecer é o de uma jovem profissional que, mesmo partindo do zero, conseguiu transformar seu sonho em viva realidade. Seu nome é Neiva Guedes.

Certo dia de 1989, nos meses iniciais de sua carreira no Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, ela viu um bando de cerca de 30 araras azuis pousadas em uma árvore seca. Ela se encantou e procurou saber tudo sobre elas. Descobriu que, não apenas estavam desaparecendo, mas pouco se sabia sobre elas. Ela tomou a decisão: “Vou conhecê-las, vou estudá-las, para que outras pessoas possam vê-las na natureza.” Assim o fez.

Quando iniciou, ela levantou a quantidade de araras azuis no pantanal: 1.500 araras. Com sua ação, hoje são 5.000. Elas saíram da categoria em extinção, para vulneráveis, o que já é uma grande conquista, mas continua requerendo cuidados constantes devido ao contínuo desmatamento, queimadas, agrotóxico, contaminação por metais pesados e tráfico de animais. Com os primeiros resultados, conseguiu apoiadores e depois patrocinadores, que possibilitam que mais araras sejam monitoradas e conquistem seu espaço na natureza. Hoje são mais de 100 fazendas, que abrem suas porteiras para a pesquisa e conservação da maior das araras existentes.

Essa história traz aprendizados sobre a grande importância do encantamento, do incômodo, da determinação e da persistência em sonhar, para conseguir resultados que valham a pena, em todos os campos da vida.

Para saber mais:
http://www.projetoararaazul.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s