Café com a oficina: Quando uma pequena palavra muda tudo

luz.jpg

Na Inglaterra do século XVIII, a invenção do motor possibilitou a revolução industrial, que mudou completamente as formas de produção e organização do trabalho.

Grandes massas de trabalhadores começaram a trabalhar no mesmo ambiente, sujo, mal iluminado e tão apertado, que crianças eram recrutadas para trabalhar no exíguo espaço entre máquinas.

A hierarquia foi imitada das grandes organizações então existentes, que eram a igreja e o exército e desse modo hierarquizado, do “manda quem pode e obedece que tem juízo” chegamos ao século XX.

As condições na maior parte do mundo já não são tão insalubres e as crianças já não fazem mais parte do mundo das fábricas, felizmente.

O século XXI ainda pega as organizações com muito por fazer em termos de relações humanas, mas por vezes um bom vento sopra e boas discussões acontecem para arejar estes ares, ainda sombrios em muitas empresas.

A diretoria de uma empresa nossa cliente, ao discutir conosco sobre as competências desejadas, resolveu mudar a competência Gestão de Pessoas, para Gestão com Pessoas.

Este pequeno sinal de um grande avanço na forma de pensar ilumina de possibilidades este mundo das organizações, tão importante para produzir bens e serviços necessários, mas ainda tão desnecessariamente hierarquizado e hostil.

Gestão com pessoas! É uma promissora diferença de pensamento nestes quase 300 anos pós revolução industrial, onde a hierarquia sempre esteve acima do pensar junto. Hoje todos têm acesso à informação, todos querem fazer parte de algo que tenha sentido, todos podem gerir juntos para que resultados que valham a pena não apenas para os acionistas, mas para os clientes, colaboradores e para o planeta sejam alcançados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s