(Suas) escolhas que mudam o mundo

Post_CafeOficina_210217.jpg

Talvez você nunca tenha ouvido falar do Sr. Feeney. Mas gostará de saber que enquanto homens como Donald Trump e Eike Batista desejam, a todo custo e a qualquer preço, chegar e manter-se nas listas dos mais ricos do mundo, Charles Feeney fez o possível, durante os últimos 30 anos, para afastar-se delas e usar seu dinheiro para fazer o bem, de forma anônima, a instituições e situações tão diversas quanto ajudar a criar o sistema de saúde do Vietnã, ou apoiar os estudantes que fazem trabalho comunitário da Cornell University, no estado de Nova York.

Ele foi o criador das Lojas Duty Free e sua fortuna já chegou a US$ 8 bilhões. Seu objetivo era doá-la toda antes do final de sua vida o que hoje, aos 85 anos, praticamente já conseguiu. Em entrevista ao Jornal New York Times, ele brincou: “Meu sonho é morrer falido”. Fazer filantropia com seu dinheiro, apoiando pessoas ao redor de todo o mundo a ter uma vida melhor é seu objetivo. E foi o que ele fez, doando para causas de educação, saúde pública, ciência, sempre com a crença de que este é o melhor jeito de usar grandes fortunas.

Um projeto nomeado The Giving Pledge, criado por Bill Gates e pelo mega investidor Warren Buffett incentiva bilionários a doar pelo menos metade de suas fortunas para caridade. Interessante saber que, dos bilionários brasileiros, o único que aderiu a esta ação foi Elie Horn, fundador da construtora Cyrela.

Voltando ao mundo real, dos não bilionários, muitos de nós podem doar e ver melhorar, um canil, um asilo, um orfanato. E não é só dinheiro que pode sair de você ou de sua empresa. Se você quiser ganhar muito com sua doação, doe também ações! Leitura a idosos, carinho à órfãos, passeios e cuidados com cães ou seu saber, colocado à disposição para disseminar conhecimento em aulas a adultos, crianças, jovens profissionais, pessoas que querem e precisam aprender o que você sabe.

Sua escolha em fazer o bem pode mudar o mundo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s