Café com a Oficina: Novos tempos no design para a sustentabilidade

gaia
O consumo, a pequenos mas decididos passos, está provocando mudanças importantes nas empresas que não querem perder o pé do futuro. O consumidor, principalmente o europeu, já provocou, desde década de 1970, a implantação dos programas de qualidade nas empresas exportadoras brasileiras, a redução de mão de obra infantil, a produção mais enxuta, com menos desperdícios e mais sustentabilidade e a maioria das mudanças mais significativas de produtos e serviços.
Outros elementos também forjaram grandes modificações nos produtos e serviços,por exemplo, a design americana Patricia Moore levou, na década de 1990, o design internacional de produtos para uma direção completamente nova. Ela, em um processo muito diferenciado para a época, colocou-se literalmente no lugar de idosos e pessoas com algum problema de mobilidade e com muitas críticas e grande esforço, conseguiu levar o design a outro patamar. Ela disse: “O design universal é movido pela empatia, uma compreensão de que o tamanho único não serve para todos – e foi em torno disso que toda a minha carreira girou”. Ela conseguiu, dentre muitas outras ações contundentes, a aprovação da Lei dos Americanos Portadores de Deficiências.
O design continua avançando e atualmente está cada vez mais atrelado à sustentabilidade. Nos cursos de arquitetura nas melhores universidades, uma das matérias é o design para a sustentabilidade. Na Gaia Education, com sede na Escócia, mas com cursos on-line para o mundo todo, inclusive para o Brasil, é possível estudar o Design para a Sustentabilidade em 5 módulos: Dimensão Social, Dimensão Econômica, Dimensão Ecológica, Dimensão Visão de Mundo e Dimensão Estúdio.
Fazer a diferença para o mundo, para você e para sua empresa, depende de esforço e busca do autodesenvolvimento. O design sustentável é um caminho aberto para um futuro possível, já que aprimora a compreensão da interação entre o que você é, o que quer da vida e como contribuir para o todo.
Para saber mais sobre os cursos Gaia: https://goo.gl/4t1yvv
 
Foto: divulgação Gaia.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s