Café com a Oficina: Sabe o que é “exaptação”?

depero

Se você ainda não conhece o significado de exaptação voltado para a administração, vai se divertir com esse novo aprendizado.

É preciso separar o conceito de exaptação do conceito de evolução por adaptação – que acontece por seleção natural, por exemplo um urso de pelagem branca tinha maior chance de sobreviver no branco ambiente do Ártico e assim foi selecionado naturalmente e seus descendentes foram os vencedores nesta batalha da vida.

Já a exaptação na biologia é quando uma característica que surgiu para uma determinada finalidade, passa para um outro fim bem diferente. Um exemplo é a pena. Dinossauros terrestres desenvolveram as penas com a finalidade de proteção térmica. Alguns de seus descendentes começaram a experimentar o voo e as penas mostraram-se úteis para uma finalidade bem distinta. Outro exemplo são as folhas, que surgiram para proteção da planta e mudaram de função para fazer a fotossíntese (que inicialmente era feita apenas por caules jovens e verdes-que têm essa função até hoje).

As empresas, na batalha por acompanhar o ritmo frenético das mudanças, podem (e devem) também utilizar características que foram criadas para uma finalidade para outra muito diferente. Isto é, praticar a exaptação. Por vezes, usando suas próprias criações em condições muito diferentes, por vezes utilizando uma tecnologia madura de um campo totalmente diferente e resolvendo um problema de outra natureza.

O Viagra foi desenvolvido inicialmente pela Pfizer para ser um novo medicamento para tratar a angina, uma doença cardíaca. Durante os testes da droga, descobriram que um de seus efeitos colaterais era o aumento da irrigação sangüínea no pênis. Ao invés de abandonarem o medicamento, fizeram a exaptação dele para outra finalidade e foi o sucesso que todos sabem.

O just-in-time, sistema criado pelo japoneses para fabricação enxuta, sem estoques, baseou-se em um sistema maduro de distribuição de leite dos fazendeiros americanos.

A própria internet (www – World Wide Web) começou como uma plataforma para compartilhar informações entre universidades e por iniciativa de alguns visionários (por exemplo, Larry Page) transformou-se em uma rede que virou o mundo do avesso.

Use o conceito de exaptação, reunindo pessoas de diferentes formações, experiências e interesses para discutir solução de problemas ou novos produtos ou serviços em um ambiente favorável, não hierarquizado, com diálogo livre e dinâmico para trocar informações. Boas ideias virão.

Obs: A palavra exaptação ficou conhecida na área de biologia devido a um ensaio publicado em 1971 pelos biólogos evolucionários Stephen Jay Gould e Elisabeth Vrba.

Arte:
Excerto de “Architettura sintetica di uomo (Uomo con i baffi)”
Fortunato Depero
1917
MART

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s