Café com a Oficina: Foco COM o cliente

foco

Fazer escolhas pelo cliente está obsoleto e já levou muitas empresas à falência. A arrogância de decidir pelo outro o que é o melhor para ele, em tempos com tanta facilidade de comunicação e conhecimento não cria vínculo e, muito ao contrário, destrói relacionamentos.

As empresas então passaram a buscar ter foco NO cliente, para acompanhar sua linha de pensamento, o que estão fazendo, suas necessidades e então, poder alinhar seus produtos para atendê-los de forma adequada.

Perceberam que isso é pouco. Começou-se então a disseminar o conceito de foco DO cliente. Isto é, é preciso saber não o que o cliente está fazendo e precisando naquele momento, mas antecipar-se, saber qual é o seu foco em tempos próximos, médios e longos, a depender do negócio, e assim, atendê-lo de forma mais consistente e contundente.

Pois isso ainda é pouco…

É preciso ter a competência, a disposição e o vínculo necessários para criar o foco COM o cliente. Isto significa unir as expertises na construção de um futuro sustentável.

Existe risco em dar boas ideias e o cliente contratar outro fornecedor? Sim. O risco é claro componente de qualquer negócio, no entanto o risco é muito maior de tornar-se obsoleto e desinteressante se ficar apenas em compassos de espera.

Fique atento: isso tanto vale para os clientes de sua empresa ou para seus relacionamentos de amor e amizade. Construir juntos, pequenas e grandes coisas, é a chave para grandes e inesquecíveis momentos.

Foto: Felipe Gavioli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s