Café com a Oficina: Galinhas da pradaria ajudando a desburocratização

pradaria.jpg

As belas galinhas da pradaria são aves nativas da América do Norte, mas a perda de habitat para atividades humanas causou um grande declínio na sua população e sua quase extinção. Porém, devido a esforços e organização de grupos de conservação, aos poucos o número destas aves vem aumentando.

Nos Estados Unidos, nas grandes planícies onde estão essas aves, este cuidado conservacionista com as galinhas da pradaria acabou por implicar em enorme burocracia e muito tempo despendido para a implantação de turbinas eólicas, pois poderiam causar ruptura no processo de crescimento da população destas aves, por interferirem em seus locais de ninho ou de alimentação.

Os próprios interessados nas galinhas ajudaram a melhorar enormemente o processo de instalação das turbinas eólicas, pois perceberam que estariam também contribuindo para um planeta que gera energia mais limpa. Para isso, grupos de conservação criaram um sistema informatizado que mapeia as áreas sensíveis e aprova imediatamente a instalação das turbinas eólicas em local que não traz prejuízo às galinhas da pradaria. O tempo de análise que era de seis meses caiu para zero.

É possível e necessário reunir esforços e saberes de ambientalistas e empresários para que os avanços aconteçam no ritmo que o planeta terra e seus habitantes estão precisando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s