Café com a Oficina: Valores para inglês ver

valores
O show de horrores pelo qual o Brasil está passando têm como protagonistas algumas das maiores empresas deste país, como financiadoras de ações nada republicanas e crescendo desmedidamente usando de forma acintosa o dinheiro do BNDES, em seguida repassado em doses cavalares a políticos de todos os naipes.

Se analisarmos as cartas de Valores destas empresas podemos ver que a Ética e seus necessários agregados como o Respeito, a Honestidade, o Cuidado com o cliente e com o meio ambiente são lugares comuns, alguns escritos com o mais alto grau de técnica para a formulação de Valores empresariais.


Palavras, por mais bonitas e fortes que sejam, não bastam. É preciso que as ações sejam retrato fiel desta sopa de letras, que vimos, foi feita por estas empresas para descer amarga nas entranhas do povo brasileiro e aumentar o profundo abismo que separa os poucos ricos dos milhões de pobres deste país.

Analise a carta de Valores de sua empresa. As relações internas mostram alinhamento a estes Valores? Ou o “manda quem pode, obedece quem tem juízo” é a verdadeira regra vigente? Você está respeitando seus Valores, ou sendo obediente a pessoas sem escrúpulos?

Nestes tempos bicudos, com milhões de desempregados, as relações internas são dominadas pelo medo e este é o primeiro e perigoso passo para o agir sem ética.

Importante sempre refletir e ajudar a manter viva a necessária estreita relação entre os atos e os Valores, afinal, o sucesso a qualquer custo não traz a maior das riquezas, que é fazer o certo, mesmo quando ninguém esteja por perto para ver. Sentir a beleza de poder olhar no espelho e se orgulhar de suas ações e poder contar sua vida para filhos, netos ou quem lhe importe sem ter que usar óleo de peroba para isso.

Imagem:
Leo Gestel
(1891 – 1941)
Rijksmuseum
Amsterdam

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s