Café com a Oficina: O valor Solidariedade em ação

12304433_1241168462576797_6991532781540756010_o

Alguns seres humanos não precisam derrubar os outros para crescer e são capazes de viver mais plenamente o valor Solidariedade. A palavra solidariedade significa a identificação com o sofrimento do outro e a ajuda para tirá-lo desta situação de sofrimento.

Existe a Solidariedade mais básica, ainda assim nem sempre praticada, onde uma pessoa é solidária com pessoas parecidas com ele, com membros da sua “tribo”, por exemplo, família ou membros do mesmo time de futebol ou com as mesmas características físicas ou sociais, etc.

Já a Solidariedade orgânica é praticada com aqueles com quem existe uma relação de interdependência e, como no caso acima, não são todos que praticam o valor Solidariedade, mesmo quando um depende do outro, como nas relações de trabalho, por exemplo. A solidariedade acontece se existe o reconhecimento de que todos são importantes.

Um caso recente mostra uma atitude solidária que impactou diretamente as vidas de um pai e de sua filha e foi contada pelo jornal francês Le Réveil. Jonathan Dupré é o pai de Naële, de quatro anos, e ele e sua esposa Marine descobriram que sua pequena filha estava com câncer no rim.

Jonathan trabalha em uma fábrica de vidro, em Aumale na França e esgotou todos os dias possíveis de folga para apoiar a filhinha na sua jornada de tratamento quimioterápico, que aconteceu após a cirurgia.

Os colegas, sensibilizados com a questão, cederam seus próprios dias de folga e o pai de Naële ganhou 350 dias para ficar em casa contribuindo verdadeiramente com os cuidados de recuperação. O jornal publicou uma declaração de Naële: “Estou muito feliz que meu pai fica em casa comigo”. O câncer agora está em regressão e ela já pôde voltar à escola.

Certamente, todos se sentem responsáveis por esta recuperação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s